SEJAM BEM VINDOS!

Estamos desenvolvendo estudos dirigidos, pesquisas e aulas, referente às práticas contábeis. Se você é um estudante, usuário ou mesmo, um profissional da área, fique a vontade para sugerir, comentar, utilizar os conteúdos aqui postados. Esperamos poder contribuir de alguma forma e mais uma vez, contamos com a sua participação. Um forte abraço.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

I SEMINÁRIO PEDAGÓGICO 2011.2

FACULDADE JOAQUIM NABUCO – Unidade - Recife
I SEMINÁRIO PEDAGÓGICO 2011.2


Já a equipe responsável pelo tema: “BALANÇO PATRIMONIAL”, resume desta forma, o tema da equipe para o dia 24 de novembro.
BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial divide-se em grupos de contas, as quais possuem características semelhantes, com isso designa-se facilmente a forma de leitura, interpretação e análise.
Dentre seus polares estabelece o ativo e o passivo e seus demais subgrupos.
O mesmo apresenta a situação financeira patrimonial de uma entidade em determinada data. Faz-se toda uma exibição dos recursos obtidos pela organização, visto seu passivo e patrimônio líquido e os investimentos realizados (ativo), ordenados segundo sua liquidez e exigibilidade. Deixando assim bem explanado toda situação da entidade.
Em tese vamos abordar o tema de forma coerente tanto com as normas contábeis, como também com o nosso aplicável conhecimento didático aprendido em sala de aula.
Vale salientar que a palavra balanço decorre do equilíbrio (ativo – passivo + PL), ou da igualdade (aplicações = origens) e patrimonial, tem origem no patrimônio da empresa, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações. Juntando-se ambas as palavras, no sentido amplo, diz-se que: o balanço evidencia a situação patrimonial da empresa, estabelecida por igualdade e equilíbrio.
Livro Contabilidade Básica
Autores: César Augusto Burcio – 3 ª Edição – Editora Atlas, Gilberto Cristão
Livro Contabilidade Básica
Autor: José Carlos Marion – 7ª Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário