SEJAM BEM VINDOS!

Estamos desenvolvendo estudos dirigidos, pesquisas e aulas, referente às práticas contábeis. Se você é um estudante, usuário ou mesmo, um profissional da área, fique a vontade para sugerir, comentar, utilizar os conteúdos aqui postados. Esperamos poder contribuir de alguma forma e mais uma vez, contamos com a sua participação. Um forte abraço.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE

OBJETIVOS E MOTODOLOGIA DA CONTABILIDADE

TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE
OBJETIVOS E MOTODOLOGIA DA CONTABILIDADE

Objetivo da Contabilidade é gerar informações que auxiliem na tomada de decisão. É importante ressaltar que essas informações são elaboradas a luz dos princípios e postulados.
Em outras palavras, o modelo decisório é influenciado pela informação disponível ou que, historicamente, tem sido

utilizada pelos usuários.
DAS VÁRIAS ABORDEGENS DA CONTABILIDADE
A DISCUSSÃO BASEADA NOS CONCEITOS DO TEXTO DE HENDRIKSEN

ABORDAGEM ÉTICA
“Segundo essa abordagem, a contabilidade deveria apresentar-se “VERDADEIRA”, “JUSTA” e não “ENVIESADA” para todos os interessados.
Em função do comodismo, a) ausência de pesquisa; b) não considera as necessidades diferenciadas dos usuários. Fora do contexto atual.
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
As informações contábeis deveriam ser feitas “sob medida”, de forma que os usuários reagissem para tomar a decisão correta.
Campos de atuação – Psicologia, Sociologia e da Economia;
Os relatórios contábeis ganham ênfase (empírico);
Detrimento dos Demonstrativos;
Atualmente tem um papel não relevante;
Uso crescente, principalmente na pesquisa.
Aspectos subjetivos, ou seja, de difícil avaliação.
ABORDAGEM MACROECONÔMICA
Relatórios contábeis elaborados obedecendo a um conjunto de princípios que favorecessem uma retomada do processo econômico. É como se a contabilidade assumisse o papel de representante do governo, ou seja, refletir o planejamento central de determinado País, considerando as políticas fiscais e econômicas;
A contabilidade nessa abordagem favoreceria esse tipo de política, expansão ou inflação (anterior);
Um dos aspectos fundamentais desta abordagem é reportar lucros relativamente estáveis de período para período, o que é conseguido por meio de políticas flexíveis de depreciação e de provisões.
Aspectos subjetivos, ou seja, de difícil avaliação.
ABORDAGEM SOCIOLÓGICA
A Contabilidade, nesta abordagem, é julgada por seus efeitos no campo sociológico;
Voltada para o bem-estar social;
Procedimentos e relatórios contábeis voltados para outros agentes econômicos, a saber, sociais;
– Balanço Social (DVA);
Outra ramificação importante é a contabilidade ECOLOGICA, esta abordagem está sendo bastante pesquisada na atualidade, dada a amplitude de interesses que procura atingir ( sindicatos de empregados, governos etc.).
A ABORDAGEM SISTÊMICA
Esta perece ser uma base profícua para a Contabilidade que, de fato, pode ser conceituada como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação. Este processo de comunicação implica o reconhecimento dos tipos de informação necessária para cada principal usuária da informação adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário