SEJAM BEM VINDOS!

Estamos desenvolvendo estudos dirigidos, pesquisas e aulas, referente às práticas contábeis. Se você é um estudante, usuário ou mesmo, um profissional da área, fique a vontade para sugerir, comentar, utilizar os conteúdos aqui postados. Esperamos poder contribuir de alguma forma e mais uma vez, contamos com a sua participação. Um forte abraço.

domingo, 23 de setembro de 2012

Aspectos sobre a Teoria da Contabilidade

PRINCÍPIOS (CONCEITOS) FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE - a) POSTULADOS ambiente da Contabilidade. São axiomas, dogmas, máximas, proposições evidentes cuja aceitação como verdadeiras é indiscutível. Os postulados são da entidade contábil e da continuidade.
b) princípios contábeis propriamente ditos. São preceitos básicos que vem orientar os registros contábeis, mutáveis no tempo, sujeitos a discussão. Os princípios contábeis são: o custo histórico, denominados comum monetário, realização da receita e confrontação da despesa (sendo que esses dois últimos substituem o Princípio da Competência). Um novo princípio que é a essência sobre a forma, tem sido muito discutido nos meios contábeis.
c) convenções são restrições, delimitações, condicionamentos de aplicação aos princípios contábeis. O exemplo dado na Teoria da Contabilidade é que os Princípios representam a larga estrada a seguir rumo a uma cidade. As convenções seriam como sinais ou placas que indicam com mais especificidade o caminho a seguir, os desvios, as entradas, saídas etc. As convenções contábeis são: materialidade, conservadorismo, consistência e Objetividade