SEJAM BEM VINDOS!

Estamos desenvolvendo estudos dirigidos, pesquisas e aulas, referente às práticas contábeis. Se você é um estudante, usuário ou mesmo, um profissional da área, fique a vontade para sugerir, comentar, utilizar os conteúdos aqui postados. Esperamos poder contribuir de alguma forma e mais uma vez, contamos com a sua participação. Um forte abraço.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

DISPÕE SOBRE PARTIDOS POLÍTICOS...




Dispõe sobre Partidos Políticos, Regulamenta os Artigos 17 e 14, § 3º, Inciso V, da Constituição Federal, falo da Lei 9.096 de setembro de 1995.
Já que estamos no prazo final para a Prestação de Contas dos Partidos Políticos, 29 de abril será o último dia para que essas entidades, pessoa jurídica de direito privado, dêem entrada junto aos Tribunais de Justiça Eleitoral, cada um no TRE da sua jurisdição.
A fundamentação legal para essa obrigação, diga-se de passagem, anual, está na Lei 9.096/95, no Capítulo I que trata das Prestações de Contas. Especificamente no artigo 30º, traz:
Art. 30 - O partido político através de seus órgãos nacionais, regionais e municipais, deve manter escrituração contábil, de forma a permitir o conhecimento da origem de suas receitas e a destinação das suas despesas.
E continua nos artigos seguintes da seguinte forma:

Art. 31 ...,
Art. 32 – O partido está obrigado a enviar, anualmente, à Justiça Eleitoral, o balanço contábil do exercício findo, até o dia 30 de abril do ano seguinte.
Leia a referida lei e fique por dentro...

domingo, 17 de abril de 2011

ATIVIDADES ACADÊMICAS...

Aula realizada na Faculdade de Ipojuca no Curso de Contábeis

Momento de intervenções pelos alunos...

Explicando o conteúdo aplicado...


Alunos do 3º período de Contábeis atentos às explicações...




Refrescando a garganta apois momentos de explanação

Aula realiza na FASC-Faculdade Santa Catarina...




























Atividade realizada na Escola Maria Emilia em Ouro Preto - Olinda - Alunos do Ensino Médio

AS PRINCIPAIS CÂMARAS MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PERNAMBUCO, NA ERA DO GELO...



PELO MENOS DUAS DAS PRINCIPAIS CÂMARAS MUNICIPAIS DA REGIÃO METRPOLITANA DE PERNAMBUCO, ESTÃO NA ERA DO GELO. (...) Esse é o cenário VIRTUAL de duas das Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Pernambuco, falamos de Recife e Olinda. Os munícipes que desejarem saber informações dessas instituições governamentais, pela internet, o que, nos dias de hoje, deveria ser algo normal, fica impossibilitado, ambas as Câmaras estão sem esse serviço.
Esse fato nos faz perceber a carência de informações fornecidas por esses Órgãos, aos seus eleitores.
Ø  Em breve estaremos publicando uma pesquisa sobre as chamadas proposições criadas pelos parlamentares nesses últimos anos. Aguardem!
A população fica sem saber quem são os seus representantes, o que estão fazendo em prol das comunidades e que destino está dando ao erário público. Além disso, a atual composição partidária dos parlamentares, da mesa diretora, das comissões, e dos suplentes... É uma escuridão total.
O mais interessante é que daqui a dois anos, os mesmos, estarão pedindo votos para se reelegerem. É dá um tiro no pé, elegermos esses parlamentares que estão em estado de latência.
Acorda!

terça-feira, 5 de abril de 2011

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL – PIS/COFINS



ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL – PIS/COFINS. Desde o dia 1º de abril, está disponível no sitio da Receita Federal do Brasil a versão 1.0.0 do Programa Validador e Assinador (PVA)da Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins (EFD-PIS/Cofins, instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 05 de julho de 2010.

Comentário!

Ø  De acordo com essa Instrução Normativa, a escrituração fiscal digital do PIS/Pasep e da Cofins deve ser efetuada obrigatoriamente pelas pessoas jurídicas sujeitas á apuração das referidas contribuições, no regime não cumulativo, ( Lucro Real)em relação:
Continua...

domingo, 3 de abril de 2011

CONTABILDADE NA PRÁTICA



Visite o nosso site e acesse o sistema. Contabilwebonline...Neste sistema online, realizamos atividades práticas com os nossos alunos de Ciências Contábeis e de Administração Geral. É uma oportunidade impar.
Ø  Aos alunos possibilita o desenvolvimento prático dos conteúdos apresentados em sala de aula;
Ø  Já para os professores, possibilita o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, dentro de um contexto prático e extensivo.
O Curso de Contabilidade no contexto acadêmico tem sido constantemente questionado pelos professores contadores com relação à prática ainda no ambiente acadêmico. Isso porque, o Curso, de Ciências Contábeis, especificamente, necessita caminhar com duas vertentes paralelas e simultâneas, a saber, a teoria e a prática.
Identificamos vários problemas que dificultam as atividades práticas no ambiente acadêmico. Ausência de um espaço apropriado, como um laboratório contábil, com computadores suficientes e uma internet capaz de atender a demanda de acessos sem perder o desempenho e a qualidade. Outra dificuldade, sem dúvida, é o desinteresse de alguns professores em desenvolver essas habilidades e conhecimentos nos seus alunos. Na verdade quando o professor inclui no seu planejamento as atividades práticas, como atividades complementares, têm a oportunidade de ratificar o desenvolvimento do seu aluno em um ambiente real.
Estamos formando profissionais para o mercado de trabalho.
Na verdade esse problema é uma realidade e vem de duas direções, como citamos acima, a primeira da estrutura física e virtual das IES e a segunda, dos profissionais da educação.
Essa problemática não exclui os discentes.
Os alunos que são submetidos às aulas práticas, nos “laboratórios”, das instituições educacionais, utilizam essa oportunidade rara para acessar os sites de relacionamentos, como MSN, Orkut, Twitter, Facebook e outros… Precisamos nos conscientizar do nosso papel dentro do ambiente escolar. O professor na condição de facilitador do processo de ensino-aprendizagem e os alunos conscientes da necessidade do desenvolvimento dessas habilidades e conhecimentos, para que possam ingressar no mercado de trabalho com responsabilidade, ética, e competência.
Na Faculdade de Ipojuca, no Curso de Ciências Contábeis e de Administração, temos sido, de certa forma, incisivos neste sentido, e já vemos um movimento por parte da IES, a esse respeito. Desde o segundo semestre de 2008, vimos trabalhando dessa forma. Várias turmas tiveram a oportunidade de utilizar o programa de contabilidade “contábilwebonline”, no endereço WWW.contabilwebonline.com.br. Ao longo desses anos, temos aperfeiçoado os trabalhos e já temos alguns resultados animadores. No segundo semestre de 2010 as turmas do terceiro período de contábeis e de administração, foram submetidos a essa prática, no sistema contabilwebonline e cuidadosamente acompanhadas pelo professor.
Ao final dos trabalhos identificamos vários alunos, tanto de contabilidade como de administração com potencial excelente para os cursos que escolheram. Na verdade boa parte desses alunos, indicados a serem monitores das novas turmas que vão chegando a Instituição.
Com as mudanças advindas da Lei 11.638/07 e da MP.449/08, que alterou a Lei 6.404/76, às Demonstrações Contábeis sofreram alterações importantes nas suas estruturas, e que precisam ser desenvolvidas pelos profissionais da contabilidade e conseqüentemente, no ambiente das academias.
Caso você tenha interesse de conhecer esse trabalho, e o nosso aplicativo, clique no link e visite nosso site. Vá mais adiante e acesse o nosso sistema online clicando no ícone “ACESSO SISTEMA”, em seguida digite como login e senha a palavra “VISITANTE”, em maiúsculo. Fique a vontade para desenvolver suas habilidades.
A propósito, deixe uma sugestão para que possamos melhorar cada vez mais.
Um forte abraço e felicidades
Romero Araújo
Contador e Professor